segunda-feira, 3 de abril de 2017

Fisioterapia no Câncer de Mama - Sorocaba -


Receber o diagnóstico...Trabalhar as emoções...Realizar a cirurgia...Lidar com as novas perspectivas...Fazer Fisioterapia...Tratamentos complementares...Essas são apenas algumas rotinas da mulher mediante a eminência do câncer de mama.
São muitos os caminhos para que ela sane o corpo e possa se restabelecer física e emocionalmente.
A boa notícia é que hoje em dia podemos dizer que sim, há cura para o câncer de mama! Estudos apontam que isto está relacionado a uma série de fatores tais como diagnóstico precoce, tipo e tamanho do tumor, condição dos linfonodos axilares, história familiar, grau histológico, idade, angiogênese, entre outros.
Lembro de uma frase que escutei há mais de 14 anos, logo quando havia acabado de realizar uma formação que compreendia a área de oncologia mamária: "Infelizmente existe o câncer, mas felizmente existem vários profissionais da saúde que podem ajudar das mais diversas formas, cada um na sua área ou trabalhando em equipe, porém todos com um único objetivo: a reabilitação!"
E reabilitar não é o lema da fisioterapia oras? Sim!
E desde então tenho desenvolvido meus préstimos na área de oncologia mamária, e digo que é exatamente assim que me sinto, como uma profissional que pode ajudar a mulher a restabelecer seus movimentos, e muní-la de informações preventivas importantes para que ela retorne com mais segurança e o quanto antes, às suas atividades cotidianas.
Sempre digo:"Feliz da paciente que tem um mastologista que a encaminha para a fisioterapia!"
Pois inúmeros estudos comprovam a importância da estimulação precoce dos movimentos, da estimulação linfática (a drenagem especializada não dissemina o câncer!), das orientações e cuidados com o membro homolateral à cirurgia, independente da técnica cirúrgica!
Para cada técnica cirúrgica, desde uma biópsia de linfonodo sentinela à uma mastectomia radical, há objetivos e condutas que precisam ser considerados individualmente pela fisioterapeuta especializada, para assim realmente prevenir complicações futuras e seguir com a reabilitação dos movimentos.
São tantas pesquisas que comprovam o valor da fisioterapia, com efetividade até mesmo na recuperação do déficit do movimento antes e após a radioterapia.

Há muito o que conhecer sobre o que a fisioterapia pode fazer pelas pacientes que passam por todo esse processo.
Você que se interessa pelo assunto, nos acompanhe e saiba mais!

Até a próxima!


"Mantenha-se de braços abertos para a vida"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UNICAMP produz vídeo educativo tocante: Cuidados pós operatórios quanto ao câncer de mama e prevenção do linfedema

Esse vídeo é diamante nas mãos de pacientes que passaram por cirurgia oncológica de mama! É ouro para pacientes que apresentam linfe...